O Airsoft é um esporte que simula situações diversas de combate. Para isso são utilizados equipamentos chamados de Airsoft Guns – ASG’s – que disparam esferas de plástico, PVC ou material biodegradável, chamadas de Balls Bearings (BB’s), as quais possuem 6mm de diâmetro e não tingem o alvo com qualquer tipo de tinta. Por conta disso, o Airsoft é um esporte onde a honestidade deve ser o seu principal pilar.
Tornou-se um esporte amplo, em constante crescimento e com uma indústria especializada em vários países. O esporte é representado por grandes eventos em todos os estados do Brasil e também praticado por países como: Portugal, USA, Canadá, França, Espanha, Itália, Japão, Inglaterra, Alemanha, Áustria, Finlândia, Filipinas, Suíça, Suécia, Tailândia, Noruega e etc.
O esporte desenvolve em seus praticantes noções de estratégia, lógica, coordenação, orientação, liderança, técnicas de sobrevivência, trabalho em equipe e condicionamento físico.
É uma atividade que prima pela diversão proporcionada aos seus praticantes, simulando cenários de desafios e conquistas.
Os riscos específicos estão ligados diretamente à prática do esporte, essencialmente decorrentes do impacto dos projeteis em partes do corpo. O impacto da munição normalmente provoca dor local e um pequeno hematoma, mas não é incomum o rompimento da pele e pequenos sangramentos em determinadas situações.
Embora seja incomum, é preciso citar a possibilidade dos projéteis ficarem alojados na pele, quebra ou fissura de dentes e danos ao globo ocular, caso o praticante não esteja usando proteção adequada.
No Macaé Airsoft Clube, temos regras para evitar estes tipos de acidentes, o óculos de proteção é obrigatório. Em ambientes confinados a máscara de proteção é sempre sugerida e, em caso de acidentes, dispomos de um kit de primeiros socorros e operadores preparados para aplicar os primeiros socorros.
Os riscos ambientais variam de acordo com o campo, mas podemos citar:
Em âmbito nacional
O Airsoft é um esporte regulamentado no Brasil através das seguintes leis e portarias: PORTARIA 002-COLOG, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2010 e DECRETO Nº 3.665, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2000, conhecido como R-105, e seu Anexo I, que fornece a relação dos equipamentos permitidos para a prática do esporte.
Em âmbito estadual
LEI Nº 7655 DE 19 DE JULHO DE 2017, que reconhece o Paintball e o Airsoft como desporto, e regulamenta suas práticas e seus equipamentos no estado do Rio de Janeiro.
Em âmbito municipal
LEI 5.083 de 5 de outubro de 2023, que institui o “Dia do Praticante de Airsoft”, no âmbito do Município de Macaé e dá outras providências e visa estimular a realização de eventos que busquem promover competições, palestras e campanhas junto à sociedade informando sobre os benefícios e vantagens que a prática esportiva resulta a favor da saúde física e mental das pessoas.