Esta seção é dedicada exclusivamente a explicitar as regras gerais de combate para a Operação Ouro Negro. Se necessário, as regras aqui estabelecidas podem sofrer alterações até o dia do evento, a fim de garantir a melhor experiência e segurança para todos os participantes. Qualquer modificação será comunicada previamente aos inscritos.
É fundamental respeitar as leis e regulamentações que regem nossa prática, e isso inclui a proibição do uso de indumentárias militares fora de contextos oficiais. Além de ser uma questão legal, usar uniformes militares oficiais indevidamente pode gerar situações perigosas e mal-entendidos. Lembrem-se: “O errado é errado mesmo que todo mundo esteja fazendo. O certo é certo mesmo que ninguém esteja fazendo.”
Todo praticante participante tem a obrigação de conhecer e aplicar as regras descritas nesta seção.
Cabe aos líderes de equipe e veteranos ajudar na orientação de seus operadores e corrigir posturas divergentes.
Assuntos Omissos serão tratados através de Notas Complementares Oficiais. Vamos manter o esporte seguro, respeitar as normas e garantir uma experiência positiva para todos.
Os participantes deverão fazer seu credenciamento junto á organização entre 08:00 e 08:40.
Briefing 09:00;
Início da simulação 09:30;
Fim da simulação 12:30.
Assim, definimos as seguintes regras de pressão/distância:
Armas de assalto
Pistolas e revólveres.
Espingardas (Shotgun).
Sub-Metralhadoras.
Rifles, Carabinas e Fuzis.
Limite 400 FPS com .20g (tolerância de 5fps).
Distância mínima de 5 metros.
DMR
Reprodução fiel de Armas DMR, equipadas com equipamento ótico de aumento.
Organização define o que é uma Reprodução Fiel, são armas longas, “SR25, M16 long version, FAL, Parafal, entre outras.
Limite de 450 FPS com .20g (tolerância de 5fps).
Distância mínima de disparo 10 metros.
Sniper
Armas por ação de ferrolho de tiro único.
Limite de 550 FPS (tolerância de 5fps).
Distância mínima de disparo 20 metros.
Observações
A cronagem será feita com esferas de 0,20g e a tolerância máxima é de 5 FPS em qualquer classe, baseado na média de 5 disparos no momento da cronagem. A mudança na tabela de FPS neste ano ocorre por conta de algumas armas virem de fábrica com o FPS já acima dos 400 e, principalmente, pelo fato do campo ser uma área mais aberta. De qualquer forma, como sempre, sugerimos a utilização do máximo de proteção possível!
Durante a operação, qualquer operador poderá ser requisitado, em qualquer momento, para uma nova cronagem a fim de garantirmos que o equipamento não foi alterado após a passagem pela cronagem inicial.
Caso a Arma tenha a pressão exceda, o Operador tem até o início da Operação para efetuar a manutenção e solicitar nova cronagem.
Pedimos aos jogadores o bom senso para evitar lesões nos adversários, procurando atingir, prioritariamente, áreas protegidas, evitando principalmente o rosto.
Conforme a determinação da Portaria 002 – COLOG de 26 Jan 2010, toda arma de Airsoft deve ter a ponta do cano (quebra-chamas, silenciador e afins) pintada de laranja ou vermelho vivo. Só serão permitidos equipamentos devidamente fabricados para a finalidade da prática do Airsoft. Equipamentos controlados como granadas de gás, granadas de luz e etc, não são equipamentos para a prática do Airsoft.
Permitidas somente munições plásticas de 6 mm em qualquer gramatura.
Não é permitida a utilização de munições com tinta.
Não será permitido qualquer tipo de armamento ou material pirotécnico explosivo.
ARMAS SECUNDÁRIA
Todo operador tem a opção de transportar outra arma como equipamento secundário. Toda arma secundária deverá passar pela cronagem seguindo o protocolo de segurança usual e regras de FPS.
Pela praticidade, recomenda-se que as armas secundárias sejam menores e mais portáteis que a arma principal, a exemplo de pistolas e similares.
ESCUDOS
É autorizado o uso de “escudos balísticos” e estes SÃO INDESTRUTÍVEIS, contudo, o jogador que o operar NÃO PODERÁ fazer uso de qualquer arma durante o uso do escudo. Por tratar-se de uma atividade coletiva e cooperativa, o operador com escudo é encarregado apenas de proteger o restante da equipe. É limitada a quantidade de 1 escudo para cada 20 operadores (no mesmo “Exército”).
Caso o operador do escudo queira utilizar alguma arma, ele deverá deixar de usar o escudo momentaneamente colocando-o no chão ou encostado em algum local.
Tamanho Máximo: 1mt X 60cm
Janela 42×23 (Limite de 10% para mais ou para menos)
NÃO SERÁ PERMITIDO O USO DE ARMAMENTO HPA.
Magazines High-Cap, será permitido desde que seus usuários os retirem da Airsoft Gun para manusear a catraca, corda ou qualquer outro dispositivo utilizado para alimentar a canaleta de saída das esferas! Cada operador que se dispor a participar da Operação Ouro Negro, deve se adequar à regra.
O operador poderá utilizar Real-Cap ou Mid-Cap na quantidade disponível. Será permitido o repasse (empréstimo) de carregadores em campo, com a intenção de um jogador ampliar sua capacidade limite de munição por partida.
Não será permitido o confisco de munição do adversário.
A organização do evento manterá Rangers (fiscais), em todo o perímetro de combate para fiscalizar as atitudes dos participantes e em caso de não cumprimento de qualquer uma das regras contidas neste documento, poderá advertir verbalmente o operador e/ou solicitar a retirada do mesmo da zona de combate.
ELIMINADO EM COMBATE (MORTO)
Ao ser atingido em qualquer parte do corpo o jogador deve falar “MORTO!”, em alto e bom som e levantar o pano vermelho, permanecer por até 03 (três) minutos no local, podendo fazer um PEQUENO deslocamento se estiver na linha de tiro.
“Morto não fala”
É terminantemente proibido de falar ao rádio. Ao deslocar-se na condição de “morto” o jogador deve deixar o pano vermelho visível sobre a cabeça de forma que dê para ser visualizado por todas as direções.
MÉDICOS
O jogador alvejado pode receber o “curativo” de bandagem nos 03 (três) minutos em que ele permanece no local em que foi atingido. Se não receber o curativo nesse tempo, deve se direcionar ao respawn mais próximo.
Qualquer jogador pode realizar o procedimento da cura por bandagem. O jogador “morto” pode ser deslocado pelo seu companheiro por até 03 (três) metros de forma natural, mantendo o contato de pelo menos uma mão para procurar abrigo.
Distâncias maiores que a mencionada, somente deslocamento SEM AUXÍLIO do “morto”. É terminantemente proibido utilizar o “morto” como escudo.
A atadura deve ser enrolada no “morto”, utilizando-se seu comprimento TOTAL e ORIGINAL, não podendo ser cortada. Deve-se prender a ponta da atadura ou utilizar grampos próprios.
Cada jogador DEVE POSSUIR 02 (duas) ATADURAS para sua própria cura. Após sua utilização, no terceiro ferimento, o operador deve seguir para o respawn. Não poderão ser feitos mais de 02 (dois) curativos por jogador.
RENDIÇÃO
A rendição é OBRIGATÓRIA quando feita em distância inferior a 3 metros e quando o operador estiver indefeso (de costas, de lado, sem arma, fora de posição de tiro ou quando for tocado).
No caso de rendições feitas ao mesmo tempo entre adversários, saem os dois combatentes para o Respawn.
É o local definido pela organização para onde se dirigem os jogadores eliminados em combate. É no Respawn que se espera o tempo determinado pela organização (3 minutos) antes de seu retorno ao jogo. Também é o local onde normalmente se concentram as equipes para dar início ao jogo.
Respawn não é safe zone! Não é permitido retirar o equipamento de proteção ocular no respawn. O cumprimento do tempo de respawn deixa o jogador em suas plenas condições operacionais, devendo retirar as bandagens antes de retornar ao jogo.
Não poderá haver disparos de dentro para fora do respawn. O jogador adversário não poderá ficar apontando a saída do seu oponente para atingi-lo, da mesma forma que, quem estiver saindo do respawn, não poderá surpreender um jogador que estiver próximo.
Caso haja confronto próximo do respawn, procure outro local para voltar ao jogo, que não lhe favoreça nem atrapalhe a equipe adversária.
DEMAIS DETERMINAÇÕES
É proibida a utilização de facas ou lâminas durante a operação;
É proibida a utilização de qualquer indumentária militar de forças nacionais;
É proibida a utilização de fardas do Exército Brasileiro (Lei 6.880/Art.79);
É proibida a utilização de drogas ou consumo de álcool durante o evento pelos operadores;
É proibida a utilização de qualquer material pirotécnico na arena de combate por parte dos operadores;
É proibida a utilização de granadas artesanais de qualquer tipo;
É proibido o uso de chinelos ou qualquer calçado aberto durante o jogo;
É proibido dar disparos na Safe Zone ou Respawn;
É proibido subir em árvores, obstáculos, entrar em casas, áreas particulares e construções;
Proibido atirar sem visualizar o alvo (tiro cego);
É proibido o porte de armas de fogo durante o evento;
É proibido disparar contra pessoas que não estiverem participando do combate;
É proibido disparar contra animais ou bens privados durante o evento;
É proibido discussões, brigas ou atitudes do gênero durante o evento;
É proibida a utilização de equipamentos ilegais, sem nota fiscal, ponta laranja, por ex.;
É proibida a presença de observadores que não sejam da equipe de organização;
É obrigatória a utilização do pano vermelho;
É obrigatória a utilização de duas ataduras para simulação de cura;
Acompanhantes não praticantes deverão permanecer fora da área de combate;
É obrigatória a utilização de óculos de proteção na área de testes e arena de combate;
Não serão permitidos observadores na área de combate por motivos de segurança;
A comissão de ética da Operação Ouro Negro se reserva no direito de recusar inscrições;
Proibida a utilização de Airsoft Guns acima do limite permitido nesta operação;
Sugerimos a utilização de máscaras de proteção;
Tiro em qualquer parte da cabeça deve ser evitado a todo custo e efetuado apenas se for a única parte do corpo exposta pelo adversário;
Fogo amigo elimina operador em combate;
Enquanto estiver na Safe Zone, mantenha seu equipamento travado, desmuniciado e sempre na posição sul;
O início e o fim dos “combates” serão marcados por um sinal sonoro definido previamente pela organização. Antes do início e depois do fim dos “confrontos” é expressamente proibido disparar na Zona de Combate;
Caso o participante se machuque ou veja alguém ferido deve pedir AJUDA o mais rápido possível! No caso de ferido, deve-se gritar “Ferido Real!” O jogo entrará em PARALISAÇÃO até que o problema seja resolvido!
Não tente prestar socorro a um ferido se você não é habilitado!